sábado, 5 de janeiro de 2013

Rei da Espanha completa 75 anos e retoma atividades




O rei Juan Carlos da Espanha completa neste sábado 75 anos, e apesar de ter programado celebrar a data de maneira privada, a partir de amanhã o monarca retomará suas atividades oficiais públicas, seis semanas depois da operação que realizou no quadril.
O monarca presidirá amanhã no Palácio Real de Madri a realização da Páscoa Militar, acompanhado pela rainha Sofia e os príncipes das Astúrias, herdeiros da Coroa. Com esta cerimônia, o chefe do Estado reaparece em público após completar o processo de recuperação previsto pelos médicos. Ontem, a Rádio Televisão Espanhola (RTVE) transmitiu uma entrevista de Juan Carlos.
O rei disse que se preocupa com falta de trabalho no país e o fato de muitos jovens terem que buscar ocupação no exterior, mas se mostrou confiante de que os espanhóis recuperarão a confiança e sairão da crise.
Juan Carlos também afirmou que se sentia "em boa forma, com energia, e, sobretudo , com esperança para seguir adiante e enfrentar os desafios que temos pela frente".
Por ocasião do aniversário do monarca, a agência EFE publicou o livro "75 anos, 75 fotos", que inclui imagens históricas da trajetória de Juan Carlos. A obra, concebida como um livro-homenagem ao rei, é o resultado de uma detalhada seleção entre as 20 mil fotografias do monarca no Arquivo Gráfico da EFE, e começa com uma imagem dedicada à agência pelo próprio chefe de Estado, em que aparece com seu pai, Don Juan, e seu filho, Don Felipe, o Príncipe das Astúrias.
"Desde que o rei é rei, sempre houve a seu lado um jornalista e um fotógrafo da EFE", ressalta no livro o presidente da Agência, José Antonio Vera, que explica que o objetivo do lançamento é celebrar os 75 anos do monarca com uma obra oferecida não só a ele, mas a todos os espanhóis.
Entre os 13 milhões de documentos do Arquivo Gráfico da EFE, que abrangem um século de história, há 20 mil fotografias do rei, e para a publicação foram selecionadas 75 imagens, além de 75 textos originais da Agência enviados via teletipo, entre eles o que relatava sua chegada pela primeira vez à Espanha na embarcação Lusitânia Expresso, procedente de Lisboa, em 9 de novembro de 1948.
Com as imagens do Arquivo Gráfico da EFE - um dos mais completos da Europa, com mais de 5 milhões de imagens digitais -, o título oferece uma original e breve biografia do monarca com os 75 momentos mais importantes de sua vida, resultado da consulta de 20 mil notícias e 15 mil documentos no Efe Data, o maior banco de dados jornalístico em língua espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário